Sustentabilidade

Sustentabilidade & Responsabilidade Ambiental

Na Rede Natura 2000, a nossa missão é preservar a paisagem através da prática de uma agricultura sustentável e amiga do ambiente.

Não utilizamos herbicidas e a vegetação espontânea do pomar e da espargueira serve de alimento a um rebanho de ovelhas da raça Serra da Estrela, durante o período em que as árvores e as plantas se encontram em fase de dormência.

Na Primavera e lado a lado com os perfumados rosmaninhos, a urze e os medronheiros, habitam as abelhas – instaladas num pequeno apiário– que se encarregam da polinização do pomar.

Toda a produção, assenta assim nas melhores práticas agrícolas associadas à agricultura sustentável e à gestão criteriosa dos recursos naturais.

O pomar, que ocupa uma área de cerca de 1,5 hectares, tem por exemplo as suas entrelinhas com enrelvamento semeado com leguminosas, por forma a atrair insectos e abelhas que vão prestar auxílio na polinização da fruta, proporcionando simultaneamente uma adubação verde, assim como a melhoria microbiana e a estrutura do solo, com imensos ganhos ao nível da retenção de água.

A água é usada de forma altamente eficiente por via de sistemas de rega gota-a-gota, com urso a sondas e tensiómetros que avaliam as necessidades hídricas das árvores e das plantas.

Auto-suficiente em termos energéticos, na Quinta dos Mascarenhas privilegiamos o Sol como a única fonte de produção de energia, que é utilizada na rega gota-a-gota do pomar e usada para alimentar outros utensílios e equipamentos eléctricos.

E é assim que, com vista para a Serra da Estrela, produzimos a afamada Pêra Passa de São Bartolomeu e os deliciosos Espargos Verdes.